Na manhã de 21 de março a Polícia Nacional chamou Coral Latorre, secretária-geral do Sindicato de Estudiantes (Estado espanhol), Samuel López e Dani Blázquez, dois militantes da nossa organização na Universidad Complutense de Madrid, para depor na esquadra central de Moratalaz na segunda-feira 24 de março e terça-feira 25 de março. Embora na chamada telefónica os agentes se tenham referido a alguns factos que "não se podiam comunicar" na altura, é evidente que se deve ao protesto estudantil que se realizou na Faculdade de Política de Somosaguas contra a presença no Campus do fascista Iván Espinosa de los Monteros.

A ofensiva repressiva contra o movimento estudantil está a ser selvagem. Não vivemos uma situação semelhante desde os tempos da ditadura franquista, com os campus ocupados pela polícia de choque para proteger a extrema-direita.

Está a ser reprimido o legítimo direito do movimento estudantil de se mobilizar para que os discursos de ódio do fascismo não tenham lugar nas nossas Faculdades. E para nos intimidar não têm escrúpulos em militarizar os nossos Campus. Vivemo-lo em Somosaguas, mas também na Universidad de Granada, onde, depois de uma manifestação pacífica contra a fascista Macarena Olona, a repressão foi feita a bastonadas e dois militantes antifascistas acabaram presos.

Querem amordaçar o movimento estudantil e antifascista, querem acabar com todos os direitos democráticos que custaram tanto para conquistar. Uma situação permitida e protegida pelo governo PSOE-Sumar, pelo Ministério do Interior e pelas delegações do governo que enviam a Polícia Nacional para nos reprimir.

Mas não conseguirão silenciar-nos. A partir do Sindicato de Estudiantes apelamos a toda a esquerda combativa, aos sindicatos de classe, às organizações sociais, ao movimento feminista e antifascista, para que apoiem os nossos camaradas e enviem cartas de protesto à Delegação do Governo em Madrid exigindo o fim da repressão e mensagens de solidariedade aos Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. E para nos ajudar a divulgar esta afirmação nas redes sociais.

Nem um passo atrás contra a repressão policial e contra a ofensiva do fascismo.

Mexeu com uma, mexeu com todas!

JORNAL DA ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA

JORNAL DA LIVRES E COMBATIVAS

Os cookies facilitam o fornecimento dos nossos serviços. Ao usares estes serviços, estás a permitir-nos usar cookies.