Há cem anos, exatamente a 21 de janeiro de 1924, Vladimir Ilitch Lenin, o grande teórico marxista, líder do Partido Bolchevique, do Outubro Vermelho de 1917 e da Internacional Comunista, morreu na cidade de Gorky, muito perto de Moscovo.

É muito difícil escrever sobre Lenine num espaço tão limitado como o de...


É com pesar e grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Esteban Volkov, filho de Zinaida Volkova e Platon Ivanovich Volkov.

Conhecido mundialmente por ser neto do revolucionário Leon Trotsky, compartilhou com ele e Natalia Sedova uma parte do seu exílio mexicano.

Quando, a 24 de maio de 1940, um gangue de...


“As eleições italianas de 25 de setembro concederam uma vitória retumbante à ultra-reacionária Georgia Meloni, que conseguiu 26% dos votos. Com a sua demagogia reacionária (“Deus, pátria, família), nacionalista (“Primeiro Itália e os italianos”), contra as elites financeiras e a burocracia da União Europeia e...


O texto que se segue é a transcrição de uma palestra de Leon Trotsky dada em alemão, na cidade de Copenhaga, no ano de 1932, a convite da Juventude Social-Democrata da Dinamarca.

Permitam-me desde já exprimir o meu sincero pesar por não...


JORNAL DA ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA

JORNAL DA LIVRES E COMBATIVAS

Os cookies facilitam o fornecimento dos nossos serviços. Ao usares estes serviços, estás a permitir-nos usar cookies.