No passado sábado dia 6 de maio, a Livres e Combativas e a Esquerda Revolucionária fizeram uma apresentação pública do livro “Escritos sobre feminismo e revolução”, uma colectânea de textos da revolucionária russa Alexandra Kollontai, destacada dirigente na Revolução Russa e Comissária do Povo no governo bolchevique.
Cerca de 20 trabalhadoras e jovens juntaram-se para, à luz dos escritos desta revolucionária, debater toda uma série de temas cruciais para o movimento feminista revolucionário e anticapitalista hoje em dia. Como fazer a luta contra as várias opressões e contra a exploração, o papel da mulher na família, a prostituição e a importância da revolução socialista na luta pela emancipação das mulheres trabalhadoras. Tal como fez Kollontai e outras revolucionárias da sua época – entre elas Inessa Armand, Krupskaya, Clara Zetkin ou Rosa Luxemburgo – é preciso ter uma perspectiva anticapitalista e de classe, o que nos distingue das feministas burguesas e pequeno-burguesas que nunca colocam em causa o sistema capitalista.
Num momento de polarização a nível internacional, em que muitos direitos das mulheres que tínhamos dado como adquiridos são atacados, como o direito ao aborto, os avanços económicos e sociais conquistados pela classe trabalhadora durante a Revolução de Outubro há mais de 100 anos mostram aquilo que é possível alcançar com métodos revolucionários. Discutimos igualmente o exemplo da Revolução Portuguesa em que as mulheres de classe trabalhadora e camponesas estiveram na linha da frente das ocupações de casas, fábricas e campos e na luta contra a reacção.
Publicar este livro significa para nós manter viva a memória histórica mas acima de tudo os ensinamentos destas revolucionárias e das lutas da nossa classe, para que nos inspirem na construção de um movimento feminista que acabe de vez com todas as opressões que sofremos: o machismo, a violência patricarcal, o racismo e a lgbtifobia.
Vem construir o feminismo revolucionário e anticapitalista!
Junta-te à Livres e Combativas!