O que defendemos?

Em capitalismo, enquanto uma minoria de banqueiros, especuladores e grandes empresários acumula lucros escandalosos, para a juventude e para a classe trabalhadora só há cortes, precariedade, salários miseráveis, desemprego e um futuro sem oportunidades.

Temos claro que é preciso pôr fim ao regime burguês e a todo o quadro institucional ao serviço do PSI. Aqueles que nos pedem que confiemos na ação do governo e das instituições do sistema não têm escrúpulos em submeter-se aos ditames dos grandes fundos imobiliários e empresas de distribuição, são incapazes de acabar com os despejos e as filas de fome e respondem com polícia de choque e repressão às lutas dos trabalhadores e movimentos sociais.

A ameaça da extrema-direita não se combate com acordos e compromissos para deixar intacto um aparelho de Estado atormentado por fascistas e reacionários. Porque as políticas de concessões aos patrões a favor da paz social não fazem mais do que encorajá-los e alimentar a demagogia de extrema-direita do Chega.

A experiência demonstra que não podemos contentar-nos com o voto de quatro em quatro anos, que os direitos se conquistam lutando. É o que temos feito na Esquerda Revolucionária, juntamente com o Sindicato de Estudantes e a Livres e Combativas, participando nas mobilizações em defesa da educação e saúde públicas, contra a violência sexista e a justiça patriarcal, contra a LGTBIfobia, o racismo, as alterações climáticas e a repressão. E também em greves emblemáticas como a dos estivadores, em defesa de um sindicalismo de classe, combativo e democrático.

Rejeitamos a ditadura do capital financeiro que decide sobre as nossas vidas. Sabemos que enfrentar os poderosos não é fácil, mas não temos medo de o fazer. Não nos resignamos a viver num mundo de miséria, exploração, guerra e barbárie. Por isso construímos um partido revolucionário, internacionalista e anticapitalista, que luta por uma sociedade socialista.

Fazemos parte da Esquerda Revolucionária Internacional, com seções no Estado espanhol, Alemanha, México e Venezuela.

Organiza-te com a Esquerda Revolucionária! Junta-te aos comunistas revolucionários! Contacta-nos!


O nosso programa:

• Para garantir uma vida digna, um salário mínimo nacional de 1.200€ e um subsídio de desemprego do mesmo valor, e o pleno emprego, nacionalização da banca e dos grandes monopólios sob controlo dos trabalhadores.

Defendemos habitação acessível: Expropriação sem idemnizações de fundos imobiliários abutres, grandes proprietários de imóveis para arrendamento e bancos. Criação de um sistema universal de habitação pública com rendas sociais acessíveis. Anulação por lei de todos os despejos e isenção do pagamento de rendas, eletricidade, gás, água, aquecimento e telecomunicações para todos os trabalhadores desempregados e a passar por dificuldades económicas.

Defendemos o SNS: Contratação coletiva de todos os profissionais de saúde necessários, com condições e salários dignos. Fim das horas extra obrigatórias! Nacionalização sem indemnização de todos os hospitais e clínicas privadas e de todas as empresas privadas que fornecem materiais ou força de trabalho ao SNS.

Defendemos a educação pública: Educação totalmente gratuita desde a creche até à universidade. Fim da precariedade na educação, entrada para os quadros de todos os profissionais, com salários dignos! Contratação de mais profissionais da educação e que sejam colocados na sua área de residência.

Contra o fascismo e o racismo, mobilização e organização. Fim da violência policial e a criminalização contra a juventude!

• Pelos direitos dos trabalhadores imigrantes, regularização imediata de todos os imigrantes e descendentes de imigrantes!

• Contra o machismo, a justiça patriarcal e a discriminação LGTBI. Trabalho igual, salário igual. Direito ao aborto livre. Direitos plenos para a comunidade trans.

• Travar a catástrofe ambiental. Por um planeamento socialista, ecológico e sustentável da economia.


O nosso Jornal:

Publicamos o jornal A Centelha, onde podes encontrar o nosso programa em maior detalhe. Lê aqui as edições passadas. Contacta-nos para comprares a edição impressa.


Apoia-nos:

Fazendo um donativo para o NIB 0035 0041 0000 8179 330 96


Contacta-nos:

Através de mensagem nas redes sociais ou por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Esquerda Revolucionária: Instagram, X (Twitter), Facebook

Livres e Combativas: Instagram, X (Twitter), Facebook

Sindicato de Estudantes: Instagram, X (Twitter), Facebook


JORNAL DA ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA

JORNAL DA LIVRES E COMBATIVAS

Os cookies facilitam o fornecimento dos nossos serviços. Ao usares estes serviços, estás a permitir-nos usar cookies.